quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gráficos Sparkline - MS Excel 2010 - Truques e Dicas

Os gráficos sparkline (gráficos muito pequenos que cabem numa célula) podem ser utilizados para resumir visualmente tendências junto dos dados. Dado que os gráficos sparkline mostram tendências num espaço pequeno, são especialmente úteis para dashboards ou outros locais em que seja necessário mostrar informação rápida num formato visual de fácil compreensão. Na imagem seguinte, os gráficos sparkline apresentados na coluna Tendência permitem ver uma síntese do desempenho de cada departamento em Maio:




Para criar um gráfico sparkline:

  • Seleccionar uma célula vazia ou um grupo de células vazias nas quais se pretenda inserir um ou mais gráficos sparkline.
  • No menu Inserir, no grupo Gráficos Sparkline, clicar no tipo de gráfico sparkline que se pretende criar: Linha, Coluna ou Ganho/Perda.

Grupo Gráficos Sparkline no separador Inserir

  • Na caixa Dados, introduzir o intervalo de células que contêm os dados nos quais se pretende basear os gráficos sparkline.
Nota:
Pode-se clicar em Imagem de botão para fechar temporariamente a caixa de diálogo, selecionar o intervalo de células que se pretende na folha de cálculo e, em seguida, clicar em Imagem de botão para restaurar a caixa de diálogo para o respectivo tamanho normal.

Quando um ou mais gráficos sparkline são selecionados, surge no friso a opção Ferramentas de Gráficos Sparkline, apresentando o separador Estrutura. No separador Estrutura, pode-se escolher um ou mais de vários comandos dos seguintes grupos: Gráfico Sparkline, Tipo, Mostrar/Ocultar, Estilo e Agrupar. Estes comandos podem ser utilizados para: criar um novo gráfico sparkline, alterar o respetivo tipo, formatá-lo, mostrar ou ocultar pontos de dados num gráfico sparkline de linhas ou formatar o eixo vertical num grupo de gráficos sparkline.


fonte: Office.com

1 comentário: